Conheça as regras da Kings League, o “futebol gameficado”

Escrito por:

Bruno França

Com Lucas Silva

Antes de entender o regulamento, é preciso saber primeiro, mais detalhadamente, o que é a Kings League. Estamos falando do futebol society, ou o famoso futebol de 7, idealizado por dois espanhóis notáveis, o ex-zagueiro Gerard Piqué, que fez história no Barcelona e na Seleção da Espanha, e por um dos maiores streamer do mundo, Ibai Llanos, célebre comentarista de e-sports, com quase vinte milhões de seguidores. Diferentes dos torneios tradicionais de futebol society, a Kings League tem regras próprias, que misturam três elementos principais nas partidas.

Primeiro, a participação de streamers e influenciadores, como presidentes dos times, que podem, inclusive, se necessário for, entrar em campo para ajudar suas equipes. Segundo, traz um elemento dos jogos de videogames ou esportes digitais, ao incluir cartas secretas, uma por partida para cada agremiação, que mexem nas estratégias, podem mudar o resultado final e aumentam a imprevisibilidade das disputas ao adicionar o fator sorte no jogo.

E, em terceiro, vem a alta difusão das partidas, transformadas em espetáculos transmitidos ao vivo pela internet, rede sociais e canais próprios dos streamers, influenciadores e presidentes, com suas legiões de fãs. Tudo isso em partidas rápidas, com apenas dois tempos de vinte minutos cada. Ufa!

Fundada em 10 de novembro de 2022, a primeira temporada da Kings League foi disputada em 2023, na Espanha. Aqui no Brasil, chegou em março de 2025, com o bicampeonato da Fúria FC, triunfante nos dois splits do ano. Pelo mundo, também já está na Itália, França, Alemanha e em duas conferências regionais, a Américas, a englobar México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela, Estados Unidos e República Dominicana, e a MENA (Kings League Middle East & North Africa, no original em inglês), cobrindo Oriente Médio e Norte da África, ou Arábia Saudita, Catar, Marrocos, Egito, Jordânia e Kuwait.

Para este 2026, existe um projeto dos Estados Unidos de criação da sua própria liga. Além dos campeonatos nacionais, desde 2024, anualmente têm os mundiais de clubes, dominados pelos espanhóis, com o título da Porcinos FC, em 2024, e da Los Troncos FC, em 2025, e os mundiais de seleções, estes sim, com ampla vantagem do Brasil, bicampeão, em 2025 e 2026, únicas edições do torneio.

Pronto, agora que já sabemos que a Kings League é um liga de game shows de futebol, espalhada pelo globo, vamos à explicação das regras, em ordem cronológica, das disposições disciplinares às emendas pré, durante e do final da partida. Vale lembrar que cada liga independente pode criar seu próprio regulamento. Vamos falar aqui das cláusulas do Brasil.

Disposições disciplinares

  1. Cartão amarelo – o jogador recebe uma suspensão temporária de 2 minutos — a equipe fica em inferioridade numérica durante esse período.
  2. Cartão vermelho – exclusão do jogador penalizado; o time fica com um jogador a menos por 5 minutos antes de poder substituir e retornar à formação completa.
  3. Time passivo – em alguns casos, arbitragem pode aplicar a regra de jogo passivo se um time não buscar o gol ativamente, invertendo a posse de bola.

Pré-partida

Escolha das cartas secretas ao início da partida. (Imagem: Reprodução/ Youtube)
  1. Seleção de cartas secretas – antes da bola rolar, cada equipe sorteia uma carta secreta aleatoriamente do baralho; esta carta só poderá ser acionada a partir do segundo tempo até o minuto 38, quando todos os efeitos de cartas são encerrados, exceto o de três cartas às quais falaremos mais à baixo quando descrevermos as 7 cartas diferentes do baralho.
  2. Pênalti do presidente – habilita o presidente a cobrar um pênalti por partida, desde que seja acionado a qualquer momento até o minuto 38. O presidente pode desistir da cobrança em prol de um de seus jogadores que, nesse caso, não baterá mais um pênalti, mas um shootout, descrito mais abaixo; ou seja, só o presidente pode bater seu pênalti. Se esta ativação tática não for acionada até o fim de seu prazo, será ativada automaticamente no minuto 38.
  3. Elenco e substituições – cada time inscreve um elenco maior que o número de jogadores em campo, e as substituições são ilimitadas — sem limite de trocas durante a partida.

Durante a partida

Kickoff inicial com a bola caindo da plataforma ao centro da arena. (Imagem: Reprodução/ Youtube)
  1. Kickoff inicial – a partida começa com um duelo apenas entre dois jogadores de linha (um de cada equipe) e os respectivos goleiros. A bola cai do alto, jogada por um drone do topo central da quadra, com os jogadores de linha partindo debaixo de suas traves.
  2. Mais um jogador por minuto – a cada minuto que passa, mais um jogador entra em campo por time, até que ambas as equipes estejam completas, com 7 jogadores em campo, a partir do minuto 5.
  3. Dado do minuto 18 – um dado gigante é lançado no centro de campo acrescido dos símbolos Rei, Rainha, ambos significando 1×1, além de duas faces 2×2 e 3×3. Daqui até o final do primeiro tempo, cada equipe terá apenas o número de jogadores sorteado no dado, sendo permitido no 2×2 e 3×3 ao goleiro ser substituído por um jogador de linha nas jogadas de ataque.
  4. Janela de ativação das cartas secretas e do pênalti do presidente – só a partir do começo do segundo até o minuto 38, as equipes podem acionar a carta secreta. Quem não tiver acionado ainda o pênalti do presidente também tem até o minuto 38 para isso.

Final da partida

Cobrança de Shootout ao fim da partida empatada. (Imagem: Reprodução/ Youtube)
  1. Fim da janela de ativações – se o jogo terminar empatado até o minuto 38, daí até o final do segundo tempo é acionado o chamado Matchball, ou gol de ouro; quem fizer ganha e a partida termina imediatamente. Se não tiver empatado no minuto 38, até o final do segundo tempo, cada gol passa a valer por dois.
  2. Disputa de Shootouts – Se persistir o empate após o apito final, o desempate será pelo sistema de shootouts, ou 5 cobranças para cada equipe, batidas alternadamente. Um shootout é uma disputa individual onde o atacante parte do centro da quadra com a bola dominada em direção ao goleiro e tem apenas 5 segundos para marcar o gol.

Cartas secretas

Momento em que a equipe aciona a carta secreta. (Imagem: Reprodução/ Youtube).
  1. Pênalti – o time ganha uma cobrança de pênalti, na marca convencional. Pode ser cobrado depois do minuto 38, desde que tenha sido acionado até o tempo de 37:59.
  2. Shootout – um jogador parte do meio de campo e tem 5 segundos para concluir a jogada frente ao goleiro adversário. Pode ser cobrado depois do minuto 38, desde que tenha sido acionado até o minuto 37:59.
  3. Suspensão (para adversário) – permite escolher um jogador adversário para ficar fora de ação por 4 minutos. Encerra o efeito no minuto 38.
  4. Gol dobrado – durante 4 minutos, os gols marcados pela equipe que usou a carta passam a valer por dois. Encerra o efeito no minuto 38.
  5. Jogador Estrela – permite escolher um jogador da equipe, que se marcar um gol até o minuto 38, esse gol valerá em dobro. Encerra o efeito no minuto 38.
  6. Coringa – permite ao time ativar qualquer uma das cartas anteriores ou roubar a carta secreta do adversário.
  7. Pênalti reverso – o adversário cobra um pênalti; se errar, a equipe que ativou ganha um gol; se converter, nada acontece. Pode ser cobrado depois do minuto 38, desde que tenha sido acionado até o tempo de 37:59.

Enfim, agora você tudo do jogo. Bora torcer!