Bruno Vazquez é nomeado preparador de goleiros nessa primeira temporada de Kings League Brazil, para o Capim FC.
Com vasta bagagem no futsal, Bruno é o atual preparador de goleiros do Santo André/Intelli e, pela primeira vez em sua carreira, será treinador de uma equipe de fut7, integrando a equipe do Capim FC, para a Kings League Brazil.
Trajetória de Bruno Vazquez até conhecer a Kings League
O treinador Gabriel Altieri, um de seus grandes amigos, lhe deu a primeira oportunidade de ser treinador de goleiros, em 2018. Na época comandava a equipe feminina de futsal da atlética do curso de ciências do esporte da UNICAMP, universidade e curso nos quais graduaram. A dupla ainda trabalhou junta até 2020 nas equipes AGRESPA, Inter de Limeira e Brutos Futsal.
Foi através do amigo que surgiu o convite para integrar a comissão técnica do Capim F.C, após acordos com o Santo André/Intelli, sua equipe atual. “Aceitei o convite e o desafio por três fatores: a oportunidade de trabalhar com uma nova modalidade, a visibilidade que pode oferecer ao meu trabalho e, o mais importante, poder voltar a trabalhar não só com o Gabriel, mas também com o Artur e o Léo, que foram meus companheiros de trabalho por 3 anos no Brutos Futsal de Limeira.”
Treinos específicos para os goleiros.
A metodologia de trabalho está começando a ser desenvolvida, mas traz muito de sua bagagem do futsal. Manutenção da técnica, desenvolvimento de força e potência, trabalhos de tomada de decisão e situação de jogo, estímulo da imprevisibilidade e autonomia dos goleiros são as principais características de seu trabalho.
“Nos aquecimentos estou trabalhando gestos técnicos específicos do futebol de campo, como a cama, as quedas e saídas altas, que, com elas, vem a valência física da impulsão”, conta Vazquez, explicando ainda que, tais fundamentos fogem um pouco de sua metodologia do futsal, apesar de trabalhá-los, já que os contextos e valências físicas mudam de acordo com a modalidade jogada.
O preparador de goleiros ainda revela que “Os enfrentamentos (dos goleiros) estão sendo muito bons, o que facilita que sejam encaixados na minha metodologia de trabalho, assim como fazem parte do jogo da Kings League.”
Adaptação do goleiro André nesse primeiro ano de Kings.
Ao lado de Artur, Gabriel e Paulo, André foi escolhido a dedo para compor o time. Observamos um grande potencial no atleta e que “Principalmente, tinha uma base e já estava acostumado a ter treinamentos específicos de goleiros.”
Outro ponto de destaque para Bruno é a relação entre preparador e goleiros, em que ambos se ajudam muito, com motivação e companheirismo. Além disso, o feedback de seus jogadores é essencial para Vazquez, que acredita que nenhum dos três construirá algo grandioso sozinho e que o apoio de todos os lados é fundamental.
Em relação a parte fundamental do jogo da Kings, conta que Barata tem sido um grande líder para toda a equipe, ao lado de Maicon, trazendo em todas as conversas e situações de treino coletivo. “Eu e todos da comissão técnica estamos enxergando isso como uma forma incrível de liderança e também estamos aprendendo muito sobre o jogo com eles”, completa.
Mental e a preparação dos goleiros do Capim FC.
Focados em alcançar os objetivos traçados pelo Capim, a busca pelo melhor desempenho vai além de apenas os treinamentos físicos e ambos estão bastante focados na parte de recuperação, alimentação e suplementação para o início da Kings League Brazil, nos dias 29 e 31 de março.