João Fernando Funicelli Gonzalez Pelegrini, ou simplesmente João Pelegrini, vive um dos momentos mais marcantes da sua carreira. O defensor da Fúria FC, um dos destaques da primeira edição da Kings League Brasil, tem reencontrado no futebol 7 um novo fôlego profissional após uma trajetória marcada por altos e baixos, persistência e amadurecimento dentro e fora de campo.
Natural de Santos, João começou sua história no esporte incentivado pelo pai e pelo avô. Passou pelo futsal do Santos FC dos 9 aos 13 anos, e depois migrou para o futebol de campo, onde defendeu as categorias de base do clube até os 17. Nesse período, dividiu os campos de treino com nomes que viriam a se destacar no futebol profissional, como Arthur Gomes, Claudinho e o goleiro John.
Hoje, o destino o colocou como atleta do time presidido por Neymar na Kings League. “Não cheguei a ter contato [com o jogador], porque o Ney era um pouco mais velho, são 6 anos de diferença, mas ele treinava no campo próximo ao meu e também já tava destruindo no profissional”
Com cidadania italiana, João teve a chance de jogar na Europa logo após o fim do contrato com o Santos. Atuou pelo Genoa sub-20, na Itália, e, mais tarde, por clubes em Portugal, por sete temporadas. Foram anos de aprendizado e resiliência, muitas vezes enfrentando incertezas e salários baixos. Ele quase abandonou o futebol profissional antes de apostar em uma nova oportunidade nos tryouts da Kings League.
“Eu aprendi muito nesse tempo que fiquei fora, seja em Portugal, seja na Itália. Eu costumo dizer que eu cheguei lá parecia que eu não sabia jogar bola. Eles insistem muito no sistema tático, você tem que ser muito obediente tecnicamente. Tive a sorte de ter uma estrutura muito boa por lá, e tudo isso colaborou pra eu chegar na Kings League confiante”, relembra o craque.
Final no Allianz, vitória no clássico e o sonho do mundial: o novo capítulo de vida com a Fúria FC
Escolhido no draft da Kings League Brasil na terceira rodada, João Pelegrini rapidamente se consolidou como peça-chave no sistema defensivo da Fúria FC, uma das sensações da temporada.
A equipe garantiu classificação direta para o Mundial de Clubes da Kings League, que será disputado em Paris, após uma vitória decisiva contra o G3X, um clássico que já entrou para a história da liga. “A gente foi preparado pra esse jogo porque a gente sabia que aquela partida encaminhava praticamente o vencedor para Paris e direto pra semifinal. Teve até uma preparação diferente devido à nossa ansiedade pra jogar logo o clássico e, graças a Deus, fizemos um bom jogo contra eles, nos distanciando na tabela.”
Agora, a Fúria se prepara para mais um momento histórico: a final da Kings League Brasil, que acontece neste domingo (18), no Allianz Parque. A decisão será contra a mesma equipe que João enfrentou e balançou as redes logo na estreia do split.
“A nossa expectativa pra final tá lá em cima. Temos trabalhado muito pra isso e sabemos que do outro lado tem uma equipe muito boa, que eliminou o G3X. Eles têm muitos bons jogadores, então temos que estar prontos porque não vai ser fácil. Na estreia acabei fazendo um gol contra eles e espero poder repetir. E mais do que isso, sair com o título. É o que eu mais almejo”, afirma Pellegrini.
A realização da final em um dos palcos mais emblemáticos do futebol brasileiro mexeu com o jogador, que voltou a sonhar grande. “Quando eu soube, fiquei muito feliz. Eu que venho do futebol de 11 sempre tive o sonho de jogar em grandes estádios, conheço a história do Allianz Parque. Por mim, eu já jogava amanhã.”
João Pelegrini é hoje o retrato de um atleta que encontrou um novo rumo sem abandonar suas raízes. Mantendo a esperança, transformou uma chance improvável em uma nova fase da carreira. Agora, vive a expectativa de levantar a taça no Allianz Parque e, em seguida, representar o Brasil na elite mundial de clubes da Kings League, em Paris.