Crítica: Lucaneta – Quando a paixão ultrapassa as quatro linhas

Escrito por:

Emerson Novais

Lucaneta foi alvo de ameaças por “torcedores” após resultados indesejados do Capim FC

Nos últimos dias, um episódio lamentável aconteceu com o WildCard do Capim FC, Lucaneta. O jogador foi alvo de ameaças nas redes sociais, junto de sua família, após algumas atuações do time que desagradaram parte da torcida. A Kings League tem como objetivo transformar o futebol tradicional e, a cada dia, vem ganhando novos fãs no mundo todo. A ideia é incrível, inovadora e muito válida. No entanto, quando o excesso de paixão pelo time ultrapassa a razão, além quatro linhas, e se transforma em ofensas e ataques, a inovação que a Kings propõe acaba sendo manchada.

“Esse tipo de comportamento é absolutamente inaceitável. Jamais toleraremos qualquer forma de violência, intimidação ou ataques contra membros do nosso elenco e seus familiares.” Este foi parte do recado que o perfil oficial do Capim FC, publicou em suas redes sociais. Não podemos aceitar que um atleta que se propõe a levar entretenimento ao público seja alvo de ataques covardes fora das quatro linhas. A situação se agrava ainda mais quando envolve familiares do jogador, que não têm qualquer responsabilidade sobre seu desempenho em campo.

A crítica e a cobrança fazem parte do futebol. Mas existe uma grande diferença entre cobrar e ameaçar. Quando a insatisfação com o resultado se transforma em ofensa, e a tristeza se transforma em ameaça, o amor dá lugar a uma obsessão doentia. Estamos vivenciando a primeira edição da Kings League no Brasil, e a cada dia ela cresce em popularidade. Mas este é um momento de pausa e reflexão, precisamos reprimir atitudes como essa desde o início, para que não se repitam no futuro. Cabe a nós, como sociedade e como amantes do esporte, repudiar com veemência qualquer tipo de violência.

Que o que aconteceu com Lucaneta sirva de alerta para resgatarmos, dia após dia, o respeito dentro e fora de campo. O amor pelo futebol jamais pode custar a segurança de ninguém.

Assuntos da notícia: